O blog vai apresentar agora uma entrevista com uma escritora adolescente, que iniciou a aprimoração dos livros recentemente, citando, de maneira geral, o desenvolvimento da leitura no meio jovem. É a Viviane Rodgheri (V.R.) sendo entrevistada por Felippe Gouveia (F.G.):
F.G.: Bom dia.
V.R.: Oi.
F.G.: Sua idade?
V.R.: Tenho 13 anos.
F.G.: Há quanto tempo se interessa por escrever livros?
V.R.: Desde que fui alfabetizada, no C.A. (atualmente 1º ano), não parei mais de ler e escrever. O interesse em criar uma obra individual nasceu por volta de meus 11 anos de idade.
F.G.: Por que quer escrever livros?
V.R.: O livro é um meio de comunicação de fácil acesso na comunidade. Através dele pessoas adquirem conhecimento sobre determinado assunto; e um bom livro nos faz refletir sobre a vida, rever nossos conceitos. É uma maneira de concientizar os outros ao redor.
F.G.: Quando surgiu a primeira obra?
V.R.: Montei o princípio de uma história por volta de meus onze anos, mas fiquei desanimada e desisti de terminá-la. Foi assim com mais umas 5 obras, até que consegui concluir uma, de nome "Salvar-lhe a vida", que fala sobre escotismo.
F.G.: Quantas obras você tem concluídas?
V.R.: Até agora uma, mas estou no fim de outra.
F.G.: Como se faz para publicar um livro?
V.R.: A primeira coisa é buscar apoio. Alguém que lhe dê forças para continuar escrevendo, porque muitas vezes temos vontade de desistir, devido a precariedade da alfabetização nacional e pelo fato de sermos muito jovens e desconhecidos (não temos fama). Depois fui buscar informações em uma livraria que eu frequentava, fiquei amiga da dona e ela me indicou uma editora e forneceu patrocínio. Para que eu levasse o livro até a editora, ele precisaria estar digitado e aprovado por ela. Pedi a um parente que digitasse para mim. Se ela aprovar, calcularemos os custos e solicitaremos a publicação.
F.G.: Você admira algum ator? Se sim qual(is)?
V.R.: Muitos. Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Sylvia Orthoff, Luiz Veríssimo, Fernando Veríssimo, Márcia Kupstas entre tantos outros.
F.G.: Quais são os assuntos de seus livros.
V.R.: Todos são destinados ao público jovem, por eu conhecer melhor esta área. Abordam assuntos polêmicos e diretos, como amizade, amor, droga, sexo, música, escola, profissão, preconceito, etc.
F.G.: Obrigado por sua participação.
V.R.: De nada.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário