segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Diga não as DROGAS!!

O consumo de drogas tem aumentado significamente no Brasil nos últimos anos, o que vem alarmando as autoridades públicas e a sociedade, pois o seu uso indevido traz consequências graves para o usuário, a família e a comunidade em geral.

O QUE É DROGA?

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 2002) define droga como toda "substância, natural ou sintética, que introduzida num organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções".
As drogas podem ser diferenciadas em:
-lícitas: bebidas alcoólicas, tabaco, medicamentos, etc
-ilícitas:maconha, cocaína, crack, etc

COMO ELA ENTRA NA SUA VIDA?

De um modo geral, pode-se dizer que o que leva os jovens a usarem drogas é um conjunto de fatores denominados "fatores de risco". A combinação destes fatores ou a junção de alguns deles tornam uma pessoa mais ou menos propensa ao uso.
Por exemplo: baixa auto-estima; comportamento contrário ás normas; falta de autocontrole; desinteresse pelos estudos; familiares e amigos que usam drogas ou aprovam seu uso; vulnerabilidade psicossocial; ausência de projeto de vida; baixa religiosidade; dificuldade de participação em grupos de iguais e na comunidade.

ONDE A DROGA PODE TE LEVAR?

A droga sempre coloca o jovem em situção de risco.
Desde um simplessusto, pela presença de alguém chegando na hora "errada", até á contaminação por doenças infecciosas (AIDS, hepatite, etc), a prática de atividades ilegais , a overdose, a violência, a perda da liberdade e dos laços sociais, ao homicídio, ao suicídio etc

COMO EVITAR O USO DE DROGAS?

Com o fortalecimento dos fatores de proteção.
Por exemplo: autoconfiançae auto-estima; responsabilidade; interesse pelos estudos; relação de confiança e vinculação afetiva com os pais, professores, amigos e outras pessoas capazes de doar apoio emocional; presença de projeto de vida; participação em atividades desportivas, laborais, recreativas saudáveis e comunitárias; aceitação de autoridade fora do grupo de pares, na escola, na comunidade e na família.

(folheto de dicas Volta Redonda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário